Minas Gerais avança no transpalante de medula óssea em crianças

Radiocare Centro avançado de Radioterapia

Minas Gerais começa a contar com o tratamento de radioterapia de corpo total, conhecido como TBI (Total Body Irradiation). Realizado pela Radiocare – Centro Avançado de Radioterapia do Hospital Felício Rocho, o procedimento beneficia e aumenta as chances  de sucesso dos pacientes com diversas neoplasias, como leucemias e linfomas,  entre outras doenças. Além disso, o avanço permitirá que o estado comece a realizar o transplante de medula óssea em crianças com melhores resultados. “Para implantação desse novo tratamento, fizemos uma extensa pesquisa dos protocolos realizados no Brasil e no mundo e visitamos os serviços com maior número de casos realizado”, explica Leonardo Pimentel, radio-oncologista e coordenador da Radiocare.

Ao longo de vários meses, a Radiocare desenvolveu todas as etapas do programa de TBI e treinou profissionais para realizar o procedimento. A busca da perfeição na realização da técnica incluiu até mesmo o uso de um simulador do corpo humano. “Realizamos o tratamento várias vezes em um fantoma antropomórfico com resultados muito precisos”, relata o médico. O fantoma antropomórfico é um manequim no tamanho real de uma pessoa, com todos os tecidos humanos simulando as densidades reais do corpo tais como ossos, músculos e pulmões e as doses foram coletadas em diversos pontos críticos tais como o crânio, tórax e abdome.

Os primeiros pacientes já estão sendo tratados na clínica, hoje uma dos maiores do país. O programa de TBI pode ser acionado por qualquer médico que tenha pacientes com indicação para técnica, após contato prévio com o Radiocare.

 SOBRE A RADIOCARE

Com dez anos de atuação, a Radiocare – Centro Avançado de Radioterapia atende pacientes de todo o país e realiza diversas  técnicas disponíveis em apenas poucos lugares na América Latina. É ainda pioneira em diversas delas. Localizada no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte/MG, a clínica dispõe de equipamentos de alta tecnologia para tratamentos com elevado padrão de qualidade. Seu corpo clínico é formado pelos médicos Leonardo Pimentel, Marcus Simões, Miguel Torres, Arnoldo Mafra, Ana Paula Porto, José Eduardo, Leonardo Gontijo e Mauro Murta. A equipe é ainda composta por físicos, enfermeiras e técnicos. Por ano são atendidos mais de 2000 novos pacientes.

Artigo escrito por Hipertexto Comunicação Empresarial

“A opinião contida nesse Blog não necessariamente representa a opinião da Radiocare, não a vincula, e é de responsabilidade pessoal e exclusiva de quem a escreveu.”